0

O Seu Carrinho está Vazio

Mirabilis Grande Reserva 2014 premiado pela Imprensa

novembro 03, 2015 2 min ler

O Mirabilis Grande Reserva 2014 da Quinta Nova foi escolhido pelos jornalistas presentes no Encontro com o Vinho e Sabores 2015 como um dos melhores brancos da 16.ª edição do evento.

O Mirabilis da Quinta Nova acumulou este fim-de-semana mais um prémio no seu currículo, ao ser um dos vencedores do concurso "Escolha da Imprensa" na edição de 2015 do evento Encontro com o Vinho e Sabores, organizado pela Revista de Vinhos no Centro de Congressos de Lisboa.
Esse vinho do Douro destacou-se numa prova cega envolvendo 357 rótulos em apresentação no evento e acabou por ser um dos mais votados pelos 34 elementos do júri destacados para o efeito, entre jornalistas, críticos de vinho, bloggers e enófilos com rubricas de divulgação em órgãos de Comunicação Social.
Essa heterogeneidade de avaliadores é um dos aspetos mais distintos da competição, que, com essa seleção alargada de jurados, procura representa de forma mais fidedigna as escolhas dos consumidores reais e as verdadeiras tendências do mercado. Na prática, esse cuidado materializou-se assim em dois momentos: uma primeira etapa em que estiveram em prova os 357 vinhos a concurso e uma segunda fase em que o júri voltou a avaliar as referências que obtiveram melhor pontuação no início do processo, para, entre esses, escolher os vencedores.
O Mirabilis tem já a reputação de ser "um dos melhores vinhos bancos portugueses", como defendido tanto pela revista Wine Advocate como por sucessivas classificações de 92 a 94 pontos pelo crítico de renome mundial Robert Parker. As expetativas quanto à colheita de 2014 só podiam, portanto, ser elevadas, mas concretizaram-se num Grande Reserva apurado e precioso.
O vinho agora distinguido tem por base castas Viosinho e Gouveio de vinhas antigas, com cerca de 80 anos, e resulta assim de um encontro de longa data entre granito, xisto e espécies experientes. Beneficou dos efeitos da prensagem do cacho inteiro e de uma fermentação a 100% em barrica de carvalho francês e húngaro, sendo ainda sujeito a uma maturação com bâttonage parcial, o que significa que o mosto fermentado foi agitado para que se recolocassem em suspensão as leveduras mortas e resíduos de uva depositados no fundo da barrica. Isso conferiu ao produto final uma apurada acuidade, que remete para aromas de frutos de polpa branca, cítricos, e especiarias nobres. Na boca, o Mirabilis Grande Reserva Branco 2014 revela então uma justa fusão entre linearidade e gravidade, combinando uma acidez integrada com um longo e preciso final.

in www.quintanova.com 02-11-2015

Supreenda(-se) Aqui!

QUINTA NOVA MIRABILIS GRANDE RESERVA BRANCO

Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem apresentados.